Maria propõe audiência para discutir sobre o câncer de colón e reto


Publicado em 20/03/2019 as 10:03

Ao destacar a campanha Março em Cores, a senadora Maria do Carmo Alves (DEM) propôs a realização de uma audiência pública, a ser realizada pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) para tratar sobre o câncer colorretal, abordando ações e políticas para prevenção, diagnóstico e tratamento.

“A nossa intenção é alertar a população para um tipo de câncer que é o segundo mais incidente em mulheres e o terceiro em homens”, justificou Maria do Carmo, destacando que, de acordo com levantamento do Instituto Nacional de Câncer (Inca), em 2018, o câncer de intestino teve estimativa de 36.360 novos casos, sendo 17.380 homens e 18.980 mulheres. E o número de mortes, de acordo com o Atlas de Mortalidade por Câncer de 2015, foi de 16.697, sendo 8.163 homens e 8.533 mulheres.

A senadora sergipana lembrou que  desde 2017, a Campanha Março em Cores faz alertas para os riscos do câncer colorretal, também conhecido como de cólon e reto ou câncer do intestino grosso. A estratégia procura levar informação à população e empatia aos pacientes em processo de tratamento. “Como sempre dizemos, a prevenção é sempre o melhor remédio e a informação, o melhor caminho”, afirmou Maria.

Para a audiência serão convidados representantes do Instituto Oncoguia; da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (Sboc); da Faculdade de Medicina da Unicamp; além do Instituto Vencer o Câncer (Ivoc) e do Ministério da Saúde.