Unit inaugura Núcleo de Fitoterapia em Aracaju

Os trabalhos realizados no Núcleo serão dispensados para a população através das UBS
Publicado em 14/05/2019 as 17:51

Nassa terça-feira (14), a Universidade Tiradentes inaugurou o Núcleo de Fitoterapia no campus Aracaju Farolândia, para a produção de produtos naturais que serão originários através do cultivo de plantas medicinais e que poderão ser distribuídos e utilizados pela comunidade nas Unidades Básicas de Saúde.

A iniciativa foi pensada com base no consumo de fármacos menos agressivos para o organismo e focada em ampliar o campo de conhecimento e atuação dos futuros profissionais da área de Saúde, nesse método de tratamento que está presente na cultura popular.

Os fitoterápicos são reconhecidos como uma forma eficaz de atendimento primário à saúde ou complementar ao tratamento empregado para a população de menor renda. Em 2016 o Ministério da Saúde estimou que a quantidade de pessoas que buscaram esse tipo de tratamento à base de plantas havia crescido mais de 160% em dois anos.

O espaço será voltado para o cultivo e colheita para que os universitários prontifiquem os produtos naturais em laboratório que fará parte da estrutura. De acordo com a coordenadora do curso de Farmácia, professora Juliana Mendonça, após a elaboração dos produtos, estes serão dispensados para a comunidade em Unidades Básicas de Saúde. “Os alunos poderão dispensar aos cidadãos, em UBS, sempre passando as orientações farmacêuticas sobre como estes produtos devem ser utilizados. Essa iniciativa possibilita expandir os horizontes do futuro profissional e o prepara para o mercado de trabalho”, afirma.

 

Professora Juliana Mendonça no laboratório que compçoe o Núcleo de Fitoterapia - Professora doutora Juliana Dantas – UNIT / Divulgação

 
Para falar sobre o papel do farmacêutico na fitoterapia e como as farmácias vivas podem impactar de forma positiva na saúde da população, a farmacêutica convidada da Universidade Fortaleza (Unifor), especialista na área de fitoterapia, Wellyda Rocha Aguiar Galvão, ministrará palestra gratuita às 19h, na sala 24, bloco F, sobre o papel do farmacêutico na fitoterapia e como as farmácias vivas podem impactar de forma positiva na saúde da população.

O Núcleo
A criação do laboratório visa estimular a prática científica da fitoterapia, que compõe a medicina popular, e o desenvolvimento de produtos a partir de plantas medicinais, reconhecidos como uma forma eficaz de atendimento primário à saúde ou complementar ao tratamento empregado para a população de menor renda.

O Núcleo de Fitoterapia da Unit reunirá pesquisa científica e extensão em um único ambiente com oportunidades de estágios. “O estudante participará efetivamente de cada etapa do processo com alinhamento dos conhecimentos adquiridos em teoria e prática integrativa de recursos alternativos”, comenta a responsável pelo Núcleo de Fitoterapia, professora doutora Cinthia Meireles.