Diversos municípios de Sergipe enfrentam falta de água

Iguá afirma que clima afetou sistemas de captação e distribuição; obras emergenciais e caminhões-pipa estão sendo utilizados para amenizar os transtornos
Publicado em 22/05/2025 as 08:11

Apesar das chuvas intensas que atingem Sergipe nos últimos dias, diversos municípios do estado estão enfrentando problemas no abastecimento de água. Um levantamento feito pelo F5 News nesta quarta-feira (21) identificou que moradores de cidades como Nossa Senhora das Dores, Campo do Brito, Frei Paulo, Canindé de São Francisco, Areia Branca, Malhador, Estância, Itabaianinha e do conjunto Marcos Freire, em Nossa Senhora do Socorro, estão sem água.

A Iguá Sergipe, concessionária responsável pelo abastecimento em grande parte do estado, informou por meio de nota que está empenhada em solucionar os transtornos e já iniciou quatro obras emergenciais para resolver os problemas a curto prazo. As intervenções ocorrem entre Lagarto e Riachão do Dantas, em Poço Redondo, entre Itabaiana e Moita Bonita, e em Porto da Folha.

Veja o que diz a concessionária sobre cada localidade:

  • Estância: vazamentos na rede de distribuição na região da Cidade Nova agravados pelas chuvas levaram à paralisação temporária do sistema para manutenção.
  • Itabaianinha: a chuva reduziu a vazão da produção de água da Deso, impactando diretamente a distribuição.
  • Campo do Brito: rompimento de uma adutora causou desabastecimento. O retorno é gradual nas áreas mais altas da cidade e caminhões-pipa estão atendendo a população.
  • Canindé de São Francisco: manutenção no sistema de bombeamento foi concluída e o abastecimento foi retomado na tarde de terça-feira (20).
  • Areia Branca: após manutenção, a previsão de retorno do abastecimento é para a noite desta quarta-feira (21).
  • Frei Paulo: desde a operação plena da Iguá, o município opera em regime de rodízio no fornecimento de água e está incluído nas ações emergenciais.

A Iguá também destacou que desde o início da operação plena no mês de maio, vem executando ações estruturais e de manutenção para melhorar o sistema de distribuição em todo o estado.

A população pode buscar atendimento ou tirar dúvidas nos canais oficiais da empresa: telefone e WhatsApp 0800 400 4482, site www.digiigua.igua.com.br ou pelo aplicativo Digi Iguá.

 

 

Fonte: F5News