Técnica militar para dormir: conheça método usado por soldados que promete sono em dois minutos
Técnica militar foi desenvolvida para ajudar pilotos do exército americano a descansar em situações de alta pressãoPublicado em 23/05/2025 as 08:45

Existe uma técnica militar que promete fazer dormir em dois minutos.
Criada para estimular que soldados caíssem no sono rapidamente mesmo sob condições nada propícias ao relaxamento, a estratégia define seis passos que devem ser executados ao ir para a cama.
Apesar de haver relatos empíricos de que a técnica funciona, a Associação Brasileira do Sono reforça que não há estudos científicos que garantem sua eficácia.
Ainda assim, o vice-coordenador do departamento de medicina do sono da Associação Brasileira de Psiquiatria, Marco Zanini, diz que testar a técnica por alguns dias pode ser eficaz para quem quer dormir rápido e bem. Veja como:
Passo a passo
Escolha um ambiente tranquilo, escuro, silencioso e com temperatura agradável.
- Relaxe os músculos do rosto, incluindo a mandíbula, língua e olhos.
- O relaxamento muscular iniciado no rosto deve seguir para o resto do corpo, de cima para baixo, começando pelos ombros, braços, peito, pernas e pés.
- Enquanto isso, imagine o corpo ficando pesado e relaxado.
- Durante o processo, a respiração deve ser lenta e profunda, com foco na sensação do ar entrando e saindo dos pulmões.
- Visualize um cenário calmo e relaxante, como praia, cachoeira ou qualquer outro espaço associado à tranquilidade.
Realmente funciona?
A resposta não é tão simples. Segundo Zanini, é comprovado que o relaxamento muscular progressivo e a mentalização de cenários tranquilos podem facilitar o início do sono. Por isso, pode fazer sentido que o passo a passo culmine no adormecimento rápido.
Mas pode não funcionar com todo mundo. Pessoas com insônia crônica, por exemplo, podem não ser tão bem-sucedidas ao tentar colocar a técnica em prática.
Ansiedade pode atrapalhar
Para testar a eficácia, explica o médico, é importante se livrar de fatores adversos: um ambiente inadequado, com muitos objetos espalhados à vida, muito iluminado ou barulhento vai prejudicar a qualidade do sono.